COLEÇÃO DE UNIFORMES


Ana Caroline - Assistente de relações públicas

Nome completo: Ana Caroline Carvalho Assis
Período que estudou no Colégio CEIC: 2003 a 2006
Profissão: Assistente de Relações Públicas - Graduanda em Relações Públicas – PUC Minas


1. Quais as lembranças que você tem do tempo em que estudou no CEIC? Você sente saudades desta época?

Cheguei ao CEIC na 8ª série do Ensino Fundamental (hoje 9º ano), onde estudei até o 3º ano do Ensino Médio. Minha geração foi a primeira a participar do simulados, a primeira em disputar as Olimpíadas CEIC, inauguramos a Central do ENEM e as viagens da Cultural Tour. A saudade é grande, foram anos de companheirismo e dedicação que o colégio proporcionou a mim e aos meus colegas, que tornaram-se verdadeiros amigos. Atualmente, moro em Belo Horizonte, mas apesar da distância, mantenho contato com minha turma e professores até hoje e sempre que possível nos encontramos para relembrar nossa época de CEIC.
Com o passar dos anos, percebi que enquanto vivenciamos o momento da escola achamos a rotina estudantil um pouco chata, monótona, pensamos apenas em sair do colégio e começar a trabalhar para ganhar nossa independência. Hoje, sinto que na adolescência, não notamos como a fase escolar é importante e única, quando a “ficha cai”, quando sentimos a falta que o colégio nos faz, já estamos na faculdade, trabalhando, cheios de responsabilidades e falta de tempo. Tempo, que nos meus anos de CEIC, parecia uma eternidade que me permitia aproveitar tudo, ao máximo.

2. Enquanto esteve no CEIC, como aluna, teve algum momento que mais lhe marcou? Aquele que, se você pudesse, gostaria de vivenciá-lo novamente?

Se eu voltasse no tempo, escolheria o ano de 2006 inteiro. O meu 3º ano do ensino médio foi um grande ano. Era ano de vestibular, minha turma era praticamente a mesma desde a 8ª série, os professores nos acompanharam por todo o ciclo do Ensino Médio, eles nos conheciam melhor que nós mesmos. Passamos por um ano estressante, mas sabíamos que nossos professores estavam ali, prontos para nos apoiar, mostrando o melhor caminho diante dos desafios.  Meu último ano como aluna CEIC foi especial, era uma sensação de conquista e perda.
Antes de concluir o Ensino Médio, as férias de fim de ano chegavam e no outro ano eu estaria lá, sentada na carteira, ao lado dos meus colegas e professores, mas quando terminei o 3º ano, percebi que não estaria lá como aluna, que a fase escolar definitivamente tinha acabado e mesmo com a aprovação no vest-UFES 2007, era como se estivesse faltando alguma coisa e de fato faltava. Faltava o uniforme, minha turma agitada, alguém para se responsabilizar por mim, faltava a preocupação dos professores.
Escolho meu último ano, porque foi um ano decisivo, o ano que passou mais rápido e que me proporcionou grandes evoluções. Ao lembrar do tempo de CEIC, é a primeira época que me recordo. O meu 3º ano em 2006 foi inesquecível.

3. Conte-nos um pouco sobre sua formação e/ou sua profissão hoje.

Em 2007 passei no vestibular da UFES para o curso de Letras com ênfase em Literatura, estudei até o 4º período e decidi trocar de curso. Atualmente, sou aluna do primeiro período do curso de Relações Públicas pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG) e sou a relações públicas em uma empresa de arquitetura e decoração que realiza projetos residenciais e urbanos por todo Brasil.
Como Relações Públicas,  trabalho com a promoção da boa imagem da empresa diante o público interno (funcionários, fornecedores, parceiros) e externo (clientes e comunidade). Para manter o bom relacionamento da empresa com o público, formulo materiais de divulgação que transmitem informações e orientações sobre os objetivos, as ações, os produtos e serviços prestados pela empresa. Planejo flyers, banners, jornal interno, eventos e memorandos para que todos os setores atendam aos objetivos da empresa, valorizando acima de tudo a opinião dos clientes, fornecedores e funcionários que são os grandes responsáveis pela qualidade dos nossos serviços e atendimento.

4. Você se sente plenamente realizado profissionalmente ou busca algo mais audacioso em sua carreira?

Não me sinto plenamente realizada, a realização maior virá com a conquista da minha carreira como profissional de Relaçõs Públicas.
Apesar de já exercer as atividades como Relações Públicas, ainda almejo um cargo dentro de uma grande empresa, pois sei que as melhores oportunidades de trabalho estão inclusive, nas multinacionais. Hoje, o mercado para o profissional de R.P está em alta e a região sudeste é a que mais se destaca nas oportunidades, por isso acredito que posso mais e ainda há muito a ser percorrido e conquistado no meu campo profissional.

5. O que você diria aos nossos alunos que pretendem seguir o seu caminho?

Aos alunos que pensam seguir carreira em Relações Públicas, comecem a estudar outro idioma (inglês ou espanhol preferencialmente), façam parte de redes sociais como twitter e facebook, sejam interativos e pró-ativos. Como profissionais de Relações Públicas ou R.P, vocês serão os responsáveis por construir a imagem da empresa ou instituição que forem empregados e terão como desafio profissional, lidar com crises internas e externas. Para atuar como profissionais, vocês precisam concluir a graduação de quatro anos que inclui disciplinas de filosofia, sociologia, antropologia, economia, aulas práticas de fotografia, vídeo, planejamento, artes gráficas, entre outras.
Antes de escolherem a carreira que vocês pretendem seguir, procurem conversar com profissionais da área escolhida para entenderem a rotina de trabalho das profissões e pesquisem sobre o curso escolhido e as universidades. Mantenha-se atualizados e leiam sempre. Conhecimento nunca é demais e é por meio dele que vocês estarão à frente dos concorrentes.

6. Deixe uma mensagem aos nossos alunos, funcionários e professores.

Aos alunos, que aproveitem cada momento dentro do Colégio, que valorizem a sala de aula como um processo de aprendizado para a vida toda. Façam do espaço CEIC um lugar para compartilhar ideias e aprender todos os dias, sejam dedicados nesta fase, pois as conquistas ai serão um apoio para os novos desafios lá fora. Dediquem-se, vocês estão no caminho certo.

Aos funcionários e professores, deixo minha enorme gratidão por tudo que me foi dedicado. Alguns que foram super especiais na minha formação: Tia Graça e professor Serjão, tia Jussara, professor Reginaldo e professora Leonela, obrigada por fazerem parte do meu crescimento e por sempre me apoiarem quando eu mais precisei.

Desejo a todos da equipe CEIC muito sucesso e sabedoria, pois são os grandes responsáveis pela transformação da nossa educação.
 

COMPARTILHE COM UM AMIGO
Se você gostou do conteúdo desta página e deseja compartilhá-la com outras pessoas,
preencha os campos abaixo.
Seu nome:
Seu e-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Unidade Itapoã
R. Jaime Duarte do Nascimento, 617, Itapoã - Vila Velha-ES, CEP: 29101-620
Telefone: (27) 3320-5900