Tallyta Mara
Nome completo: Tallyta Mara
Idade: 18 anos
Profissão atual: Estudante de Odontologia pela Faculdade Newton Paiva

1. Fale Um Pouco Sobre O Seu Curso (O Que Esperava, Vivências...)

O cirurgião-dentista tem como função básica a prevenção das principais doenças buco-maxilo-faciais que acometem a população, pode exercer as suas atividades em serviços públicos, governamentais ou estaduais, ou em qualquer instituição que tenha como objetivo os aspectos preventivos e de promoção da saúde da população. Logo no primeiro período, minha turma participou de um projeto voltado para crianças de várias creches de Belo Horizonte. As atividades clínicas são iniciadas no quarto período, em consultórios-escola.

2. Como você avalia o mercado de trabalho? Já está atuando?

Acredito que o mercado de trabalho para os profissionais da Odontologia encontra-se em crescimento, especialmente levando-se em consideração as especialidades: Ortodontia, Implantodontia e Odontologia do Trabalho.
O cirurgião-dentista tem competência para atuar nos âmbitos ambulatorial (privado e público) e hospitalar. Ressaltando-se que na dimensão do serviço público, o profissional da Odontologia pode atuar diretamente na realização de procedimentos clínicos e preventivos, bem como na gestão do serviço, constituindo mais uma possibilidade de campo de trabalho para a profissão.
Ainda não atuo na área, pois ainda estou no 2º período do curso. Como todo dentista, sonho em ter minha própria clínica e conquistar meus futuros pacientes.

3. Mensagem para os alunos do 3º ano

Aos alunos que pretendem se dedicar à saúde, deixo uma mensagem que minha professora do 1º Período passou para minha turma:
“Ser da área da saúde significa ter imensa responsabilidade com pouca autoridade.Você entra na vida das pessoas e faz diferença. Alguns te abençoam, outros te odeiam. Você vê as pessoas no seu pior e melhor momento. Você vê a vida começar, terminar e tudo que acontece no meio. Você presencia a capacidade das pessoas para o amor, coragem e resistência.”
Tenham força de vontade e paciência, no final terão a certeza de que tudo valeu a pena.