Leandro Ferreira da Silva

O ex-aluno desta edição do “Nosso aluno, nosso orgulho” é um estudioso de mão cheia e adora estar “pelos ares”. Vamos conhecer o Leandro?

Leandro Ferreira da Silva estudou seu ensino médio no Colégio CEIC de 1993 á 1995. Seu apelido no colégio era Ligeiro e hoje com 38 anos e uma vida completamente diferente, ele conta um pouco do que é hoje, com uma família, sendo Major do Corpo de Bombeiro e piloto de helicóptero do grupamento aéreo do ES.

Como o CEIC contribuiu para a sua formação?

O CEIC foi responsável pela minha aprovação no curso de engenharia mecânica da UFES, onde depois disto, fui aprovado também no CFO (em Brasília pela UNB).

Quais são suas lembranças mais marcantes do Colégio CEIC?

As lembranças mais marcantes que levo comigo são as aulas de história do Serjão, e as de física do Affonso, além, é claro, das amizades que mantenho até hoje...

Gosta da sua profissão? Por que a escolheu?

Sempre achei que eu iria atuar como engenheiro. Mesmo fazendo duas faculdades de engenharia (Engenharia Mecânica, na UFES e Engenharia de Incêndio e Segurança, na UNB), hoje sou piloto de helicóptero, e estou a cada dia aprendendo e me apaixonando por esta profissão. Costumo dizer que eu "caí de paraquedas" na atividade aérea, pois nunca tinha passado pela minha mente a possibilidade de ser piloto, talvez pelo custo da formação, ou até mesmo por não fazer parte do meu ciclo pessoas ligadas a esta profissão.

Na verdade, foram dois amigos da Polícia Militar que me incentivaram a ingressar nesse grande desafio que é ser piloto, e hoje não me vejo fazendo outra coisa.

Quais são os desafios dela?

Primordialmente, nos mantermos vivos, pois os desafios são imensos, desde o momento que antecede o voo (fazer o plano de voo), até a realização deste, pois a quantidade de informações e instrumentos, bem como, as análises das situações adversas que temos dentro da aeronave, fazem com que cada voo seja encarado como um grande desafio.

O que você faz no seu tempo livre? Quais são seus hobbies?

Ter tempo livre com dois filhos (Heitor, 9 anos e a Amanda, 4 anos) é algo quase impossível. Porém, posso dizer que meu hobby é cuidar da minha saúde (correr, nadar, malhar e etc.) e fora essas atividades, meus momentos são sempre com minha família. Ir à Praia, ao cinema... Enfim, coisas normais.

O que é mais importante para você na vida?

Sem dúvida nenhuma, o mais importante para mim é a felicidade e o bem-estar da minha família (minha esposa Rafaela e meus dois filhos).

Indique um livro ou um filme que te marcou muito.

Atualmente, como sou estudante de Direito, falar em um livro que me marcou, dentre vários que temos de ler, é algo meio difícil. Porém, quando me lembro da época em que estudei no CEIC (início da década de 90), um filme que me marcou foi o "Corcel Negro”. Inclusive eu assisti a este filme recentemente com meu filho, pena que ele não gostou do filme como na minha época eu tinha gostado.

Agradecemos sua participação, Leandro! Saiba que ficamos orgulhosos de fazer parte da sua história! Desejamos ainda mais sucesso!