A tecnologia na educação
por Matheus Araújo P. F. dos Santos - 1º Ano - Ens. Médio  | Itapoã
E ai gente, beleza? Meu nome é Matheus tenho 17 anos e entrei no CEIC esse ano, eu estou aqui pra falar um pouco da área que eu conheço melhor: A tecnologia. Nessa página vou falar um pouco de como a tecnologia influencia na educação e no aprendizado, se for bem usada, no ambiente escolar.

Então, recentemente a Microsoft realizou um evento pra falar das novidades que eles iam trazer pra 2015, o evento aconteceu em 21 de Janeiro pra ser mais exato, as pessoas que esperavam pelo evento já tinham uma pequena ideia do que seria apresentado e qual era o foco maior da empresa naquele evento: o lançamento do Windows 10.

Durante o evento foi apresentado o Windows 10 e as novidades contidas nele como, por exemplo, a assistente pessoal de nome Cortana que algumas pessoas que tem algum smartphone Lumia comprado recentemente já devem conhecer, mas agora ela foi trazida pra o computador. Outra novidade também é a junção de todos os aparelhos da Microsoft em um sistema só.

Mas ai você me pergunta, e o que isso ajuda na escola Matheus? É bem simples vou citar um exemplo: Você fez um trabalho no seu computador, mas ai não tem como levar ele pra escola porque não tem um meio de como fazer isso seja pelo fato de não ter impressora ou porque não tem pen drive, ai você pega o seu celular (tem que ser Lumia) e usa o compartilhamento de arquivos pra puxar do computador o seu trabalho e mandar pro seu celular, assim fica muito mais fácil de ter sempre o que você precisa quando e onde você quiser. Por enquanto essa possibilidade deve estar operando somente nos aparelhos da Microsoft, mas espera-se que daqui a algum tempo isso também possa ser usado entre aparelhos Android ou da Apple

Outra coisa que a Microsoft anunciou também que realmente pode ajudar os alunos a prestarem atenção na aula são os hologramas. Hologramas? Desde quando isso existe?

Bill Gates é um cara que eu acho muito inteligente e ele dessa vez conseguiu mudar o jeito como vemos o nosso mundo, ele anunciou o Hololens.

Com certeza uma das maiores revelações (se não for a maior delas) que aconteceu no evento da Microsoft foi o hololens ele é um óculos de realidade aumentada pra hologramas e o melhor é que ele não precisa de nenhum computador ou celular conectado a ele pra funcionar, ele é totalmente autônomo, ele tem um processador, uma GPU (em outras palavras é uma placa de vídeo) e tambem tem um 2º processador pra atuar nos sensores do óculos e pra projetar os hologramas, ele não tem nenhuma lente, aquele vidro grande na frente são duas telas de alta definição transparentes que servem para a pessoa ver os hologramas ou seja só quem estiver usando o aparelho é que verá os hologramas, ele também consegue produzir um sistema de som igual em todas as direções, até atrás de você!

E ai, você leitor, me pergunta novamente, como o uso disso na escola que pode ajudar na educação?

Bem as possibilidades são infinitas, por exemplo, numa aula de geografia se o assunto for o sistema solar o professor pode simplesmente transformar a sala de aula no nosso sistema solar com os planetas e o sol flutuando na sala e cada objeto pode ser manuseado livremente pelo “toque” no ar. É algo que até um tempo atrás só imaginávamos ser possível em filmes de ficção científica!

Apesar de ainda estar em fase inicial de desenvolvimento, a promessa é de que o hololens chegue ao mercado dentro do “tempo de vida” do Windows 10. Ou seja, é provável que nós possamos ter a oportunidade de testar esse produto antes de vermos um lançamento de um novo Windows.

De acordo com a Microsoft, o hololens vai ser disponibilizado para empresas e para os consumidores comuns. Então só resta esperarmos para ver quais vão ser os impactos desse produto no mercado e no nosso dia a dia.

Outros artigos escritos por Matheus Araújo P. F. dos Santos
A tecnologia na educação