Ler é importante no nosso dia a dia
por Myllena Silva Bastos de Azevedo - 9º ano - Ens. Fund.  | Itapoã

A  leitura é importante por que estimula o desenvolvimento de seu cérebro, ampliando seu conhecimento. Podemos dizer que, quando nos concentramos na leitura, nós nos aprofundamos no assunto do livro e aprendemos ou ficamos mas criativos ao escrever um texto. Podemos aprimorar também o nosso nível de aprendizado. Ao estudar, estamos lendo e, com isso, nós conseguimos memorizar melhor o conteúdo. Alguns gostam de ler para tirar o estresse pois acaba acalmando os neurônios que ficam agitados e outros para passar o tempo, quando estão esperando ou entediados.

Quando a gente lê em um lugar quieto como a biblioteca isso ajuda a  concentrar no livro que está lendo, principalmente quando estamos estudando. Você acaba participando do livro, desperta a criatividade. Quando começamos a ler, observamos a ortografia, observamos quando a história está no passado, presente ou até mesmo no futuro. Quando estamos no silêncio, começamos a imaginar a cena que o autor do livro escreveu. Se é uma cena de luta, por exemplo, a leitura nos deixa mas abertos. Ajuda na concentração ao fazer algo. Quando não lemos, nos acabamos não ouvindo direito, não fala direito, mal conseguimos ver o que o mundo trás para nos mesmo de dificuldade. E isso atrapalha no desenvolvimento da pessoa, hoje, muitos jovens não gostam de ler um livro, ficam falando que estão cansados, mas não sabem que estão lendo quando estão no computador, na rua quando vão procurar a loja trás algum produto.

A
lguns deve achar que são melhores que os analfabetos e se acham superiores mas o humorista, escritor, e conferencista norte-americano Mark Twain afirmou que “ Quem não lê um bom livro não tem vantagem alguma sobre aquele que não sabe ler.” Como Twain citou,  não zombe dos analfabetos. A biblioteca, inaugurada no Colégio CEIC agora pode ser freqüentada por nos alunos de todas as turmas, sem esquecer de obedecer às regras que foram fixadas e,  principalmente, fazer silêncio para poder ler com calma e tranqüilidade. Agora você pode ler à vontade na Biblioteca. Não tem mais desculpa para não ler. Tem uma biblioteca onde você, pega o livro, agenda o dia de devolver. Você lê sem nenhum problema. Não fique aí parado. Vá procurar um livro que chame a sua atenção na Biblioteca!

Outros artigos escritos por Myllena Silva Bastos de Azevedo
Ler é importante no nosso dia a dia
Volta às aulas: chato ou legal?
Férias, merecidas férias!
Escola: lugar em que aprendemos