ARAÇATIBA
por Andressa Domingos - 2º ano EM  | Itapoã

“Terra de descendentes de escravos e patrimônio da santa”

Araçatiba é uma cidade do município de Viana, cidade pequena que, com muito esforço e dedicação dos moradores e com o apoio da prefeitura, vem se desenvolvendo.

O que para muitos pode não representar muito além de uma cidade de interior com pouco menos de mil habitantes, proponho que veja com outros olhos e conheça a história de pessoas que amam verdadeiramente o que são.

Araçatiba é uma cidade onde a grande maioria da população é formada por descendentes de escravos e índios. Os escravos da região ajudaram na construção da igreja principal da cidade. Ainda hoje existem objetos feitos pelos  quilombolas, como as antigas telhas da igreja por exemplo, feitas nas coxas, o que explica as diferentes formas e tamanhos. Os escravos também faziam o transporte de mercadorias em barcos, tudo isso com a ajuda dos jesuítas que auxiliavam no trabalho e catequizavam-nos.

Com a expulsão dos jesuítas da cidade, passou a governar o dono da maior fazenda da região. Tempos depois, Sebastião Vieira Machado doou parte das fazendas para a igreja para que os escravos ficassem ali, e assim permaneceram.

Hoje em dia, a cidade de Araçatiba passa por dificuldades, mas não é de hoje que esse povo batalha por dias melhores. Com apenas uma escola que só atende crianças da educação infantil ao 5º ano do ensino fundamental, as crianças são educadas de maneira criativa e bastante didática. Além da prefeitura disponibilizar todo o material didático e uniforme para as crianças, houve necessidade de criar outros programas que incluíssem a educação social das crianças. Sendo assim, a diretora da escola juntamente com os professores criaram em todas as turmas o “Cantinho da Leitura”. Apesar da pequena biblioteca, o espaço é bem explorado e conservado pelos alunos. Existe também a sala da educação especial, onde as professoras trabalham com os dois alunos especiais da escola. Esta também possui uma pequena horta cuidada pelos alunos do 5º ano, nos fundos do terreno, cuidado com muita dedicação e carinho pelas crianças, as plantinhas servem para o preparo do lanche, que é sempre saudável.

As crianças maiores não encontram escola dentro da cidade, portanto, quando completam o 5º ano do ensino fundamental, precisam ir para a sede do município de Viana para concluir os estudos ou param de estudar e começam trabalhar ou com seus pais em comércios ou em fazendas, já que o turismo da região ainda não garante sustento.

É possível notar que Araçatiba é uma cidade carente em questões de desenvolvimento. Todavia, essa cidade é riquíssima em cultura, história e valores. O principal objetivo dos mais velhos da região é passar para os jovens que não há dinheiro que pague o orgulho de poder dizer ao mundo que é negro sim descendente de escravo, Que carregam na pele escura, nas tranças dos cabelos, nos lombos cansados e nos olhos enxarcados de orgulho e a felicidade de dizer que são negros sim, filhos de quilombos, de indios, tocadores de congo e devotos de Nossa Senhora da Ajuda.

Educados por aqueles que talvez nunca terão a oportunidade de sair dali. Mas quem disse que eles querem sair do ninho? ”Eu nasci em Araçatiba e vou morrer aqui”, palavras de Dona Nininha, uma das moradoras mais antigas da região, que conta cheia de saudade, histórias da época em que não existia essa coisa de modernidade.

Araçatiba cresce aos poucos. Escola, posto médico, comércio, juntamente com as novas gerações que aprendem desde cedo que muito sangue e suor escravo foi derramado para que eles permanecessem ali. Reconhecem que fazem parte de tudo isso, e levam para toda a vida com alegria, o privilégio de ser quem são.

Por: Andressa Domingos

Aluna do 2º ano do Ensino Médio

Outros artigos escritos por Andressa Domingos
ARAÇATIBA