COLEÇÃO DE UNIFORMES


A VIOLÊNCIA E O MEDO
por Giovana Code - 1ª Ano EM  | Itapoã
Nos dias de hoje, uma das coisas que mais assolam a sociedade é o medo. Vivemos em uma sociedade onde predominam o preconceito, a intolerância e a falta de amor ao próximo que ocasionam o ódio e a violência. Vivemos em um tempo onde só se veem tragédias nos telejornais e podemos citar algumas delas a seguir.

Em 13 de novembro de 2015, bombas explodiram ao redor de um estádio de Paris, que, no momento, sediava um jogo da seleção francesa de futebol. Cerca de 120 pessoas foram mortas. Ainda em Paris, na madrugada do dia 13 de novembro, o teatro Bataclan sofreu um ataque em que várias pessoas foram isoladas e feitas reféns até a madrugada do dia 14 de novembro.

O ataque mais recente ocorreu no último domingo (12/06), em uma boate LGBT dos Estados Unidos, onde 50 pessoas foram mortas e 53 ficaram feridas.

Porém, a violência não ocorre só no exterior. O Brasil também é cercado de atos violentos. Entre os mais recentes (e mais divulgados), podemos citar dois:

No primeiro, uma menina, que ia para o Rio de Janeiro fazer uma surpresa à sua mãe no Dia das Mães, foi morta em um assalto.

No segundo, o estupro de uma menina de 16 anos por, aproximadamente, 33 homens. Este é o retrato de uma sociedade onde a cultura do estupro ainda é presente, e devemos lembrar que a culpa NUNCA é, e nunca será, da vítima!

Para entender melhor, a expressão “cultura do estupro”  é usada para indicar um ambiente cultural propício para esse tipo de crime, em que se acredita que a menina, por algum motivo, mereceu passar por aquilo – suas roupas, atitudes, companhias etc. O que é absurdo quando pensamos nesse nível de crime, pois ninguém merece passar por isso, uma vez que gera o medo de não podermos sair de nossas casas com a total certeza de que voltaremos seguras.

Afinal, com tanta violência, o nosso bem estar é colocado em jogo. E a nossa segurança, que era para estar em primeiro lugar, cede seu lugar ao medo.


Por: Giovana Fragoso Code
Aluna do 1º Ano do Ensino Médio
Outros artigos escritos por Giovana Code
A VIOLÊNCIA E O MEDO
COMPARTILHE COM UM AMIGO
Se você gostou do conteúdo desta página e deseja compartilhá-la com outras pessoas,
preencha os campos abaixo.
Seu nome:
Seu e-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Unidade Itapoã
R. Jaime Duarte do Nascimento, 617, Itapoã - Vila Velha-ES, CEP: 29101-620
Telefone: (27) 3320-5900