O RESPEITO COMO IRMÃ DA PAZ
por Dimas Damiani Junior - 3º Ano - Ens. Médio  | Itapoã
A religião é um conjunto de crenças cujas pessoas que acreditam, dedicam suas vidas às mesmas e exigem grande respeito por parte das pessoas não crentes ou de qualquer outro credo. Devido aos radicalismos que muitas religiões pregam, o desrespeito é inadmissível, e esse desrespeito muitas vezes chega a ser motivo de guerras e diversos outros conflitos não necessariamente físicos.

Nesse mesmo contexto, tendo em conta que a religião é tão forte na contemporaneidade, é preciso que se tenha em mente que qualquer tipo de ofensa a alguma religião, ou a ideologia política de qualquer pessoa que seja, deve ser considerado um ato de insulto e que deve ser punido e a pessoa  ou educada para que não se repita.

Além das ocasiões comuns na sociedade entre cidadãos, a intolerância religiosa e política também ocorre nos meios  de comunicação e na mídia em si, muitas vezes aparecendo no humor, que vem sendo bastante polêmico, exatamente por se envolver em temas tão delicados para fazer piadas ou caçoar.

Tem-se como exemplo o jornal Charlie Hebdo, que publicou vários cartuns em referência ao Islamismo, que pode ser classificado como religião ou estilo de vida. As referências foram em tom de ironia e para criticar os seguidores desse estilo de vida, os islâmicos, o que resultou em atentados com 12 mortos e 11 feridos.

Entre vários outros casos que ocorrem pelo mesmo motivo, a intolerância, a polêmica e os conflitos só vêm se agravando cada vez mais. O certo a se fazer para que esses casos diminuam e a paz esteja um pouco mais próxima de um mundo repleto de guerras é educar nas escolas para que, desde cedo, a população tenha em mente que todos devem ser respeitados, juntamente de suas ideologias e crenças tão delicadas.

Por: Dimas Damiani Junior

Aluno do 3º Ano do Ensino Médio