COLEÇÃO DE UNIFORMES


A IGUALDADE DE GÊNERO
por Wemilly Lorenzon - 3º Ano - Ens. Médio  | Itapoã

As mulheres com o passar dos séculos, foram adquirindo espaço na sociedade. Em 1945, receberam o direito ao voto e o direito à cidadania; antes, eram subjugadas aos seus maridos e inferiorizadas, consideradas incapazes de tomarem decisões políticas e sociais. Viviam à margem da sociedade.

Com a obtenção do direito ao voto, as mulheres romperam com vários tabus, como o de que mulher não poder fazer política, e que lugar de mulher é em casa. Muitas buscaram liberdade e igualdade, e teoricamente conseguiram, porém ainda existe uma desigualdade que abrange toda a sociedade. Desigualdade essa que se limita ao preconceito.

Muitas mulheres ainda vivem subjugadas por uma sociedade que foi rudimentada no machismo, mas toda mulher é capaz de desenvolver qualquer atividade e ter a mesma desenvoltura que  um homem, pois não existe diferença entre homem e mulher. Ambos vivem na mesma sociedade, regidas pela mesma lei, então, independente de gênero, todos têm os mesmos deveres, direitos e obrigações como cidadãos.

Como preza a Constituição, todos são iguais perante a lei. Quando exigem esse direito de igualdade, são questionadas e recriminadas, apesar de todos os esforços, ainda vivemos numa sociedade machista, que prega uma falsa liberdade juntamente com uma Constituição.

Sanar qualquer desigualdade entre gêneros começa na formulação social, pôr em prática a lei de igualdade nas empresas e lugares que pagam salários diferentes e inferiores às mulheres em forma de multa e indenização por causa do preconceito. Mudar a sociedade é um fator lento porém não impossível. A formação só é constituída quando tem apoio de vários. Mude sua forma de pensar que o preconceito desaparecerá.

Por: Wemilly Lorenzon

Aluna do 3º Ano do Ensino Médio

Outros artigos escritos por Wemilly Lorenzon
A IGUALDADE DE GÊNERO
COMPARTILHE COM UM AMIGO
Se você gostou do conteúdo desta página e deseja compartilhá-la com outras pessoas,
preencha os campos abaixo.
Seu nome:
Seu e-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Unidade Itapoã
R. Jaime Duarte do Nascimento, 617, Itapoã - Vila Velha-ES, CEP: 29101-620
Telefone: (27) 3320-5900