Procura-se a gentileza
sexta-feira, 24 de novembro de 2017

Editorial Nº. Ano:

“Lembre-se que as crianças, os casamentos, e os jardins de flores refletem o tipo de carinho que recebem”.

BROWN, H. Jackson

Segundo o site Significados, gentileza é um ato afetuoso que é feito com delicadeza e amabilidade que resgata a essência de um tratamento mais humano.

A gentileza é uma forma de atenção, de cuidados, que torna os relacionamentos mais humanos, com menos rispidez. Quem pratica a gentileza não tem má vontade, não é indiferente e sim é cuidadosa, distinta e delicada. (SIGNIFICADOS, 2017)

Pergunto-me aonde se perdeu a gentileza descrita em sua definição. Em um mundo de vazios e feedbacks instantâneos é tão comum a indiferença e falta de zelo nas relações, que quando nos deparamos com gentilezas, parece uma anomalia.

Há quem diga que possa ser falsidade ter boas intenções, mas também existem pessoas que são tocadas por um ato bondoso, por mais simples que seja. E é aí que entra o famoso ditado “Gentileza gera gentileza”, criado por José Datrino.

Nos lembramos todos os dias de nos conectar á tantas coisas: e-mails, redes sociais, contas bancárias e etc. Mas nos esquecemos, porém, de nos conectar com as pessoas. E a gentileza é um dos elos iniciais das relações que são, de fato, importantes para nós!

BROWN (1940) lembra “[...] que as crianças, os casamentos, e os jardins de flores refletem o tipo de carinho que recebem”, portanto, nossos atos podem ser o espelho do tratamento que recebemos e assim, não nos mostrar como realmente somos.

Diante disso, quantas pessoas boas e interessantes deixamos de conhecer, de verdade, porque não as tratamos de maneira gentil ou, por justamente, as tratarmos com falta de amor e cuidado? Sabemos que todos temos dias bons e ruins, mas será que fazemos o nosso melhor para sermos melhores?

Ser gentil, primeiramente, faz bem para quem é gentil e depois ao próximo. É uma via de mão dupla e um ato multiplicador. Com gentileza, podemos transformar o dia das pessoas e deixar que essas pessoas transformem o dia de outras. Não existe lado ruim nisso.

“A bondade fica mais fácil com a prática”. Quando somos bons com os outros, diz Goldstein, nossos hábitos mentais de escassez, negatividade e rigidez começam a mudar. Tornamo-nos cada vez menos preocupados em obter nossa parte e mais interessados em ajudar os outros. (SPALLICCI, 2017)

Então, que tal ser gentil hoje?

Mapa do site:
Proposta pedagógica