Olimpíadas de Londres
terça-feira, 26 de junho de 2012

Editorial Nº. 3 Ano: 2012

Mês de julho se aproximando, e o tema que não poderia faltar no nosso editorial é sobre as Olimpíadas de Londres.
A intenção é apresentar algumas informações, curiosidades, comentários sobre as Olimpíadas e também  as Paraolimpíadas; uma humilde análise dos possíveis resultados de medalhas para nosso país e, lógico, deixar você “antenado” sobre as Olimpíadas de Verão.
Os jogos olímpicos acontecerão de 27 de julho a 12 de agosto, sendo seguido das Paraolimpíadas datado de 29 de agosto a 09 de setembro.
Para quem ainda não descobriu o significado das mascotes desta Olimpíada, chamados de Wenlock e Mandeville, são animações feitas para representar duas gotas de aço polidas. Além disso, este ano, teremos um total de 39 modalidades de 29 esportes.
            Esta Olimpíada possui curiosidades interessantes, para quem é amante de esporte e história. Nesta edição, Londres será a primeira cidade a sediar os Jogos por três vezes na Era Moderna, as outras foram em 1908 e 1948. A abertura e o encerramento serão vistas pela televisão, por aproximadamente, 4 bilhões de pessoas no mundo todo. E ai, você faz parte deste grupinho?
            Não podemos, antes de relatarmos as possíveis medalhas para o Brasil nas Olimpíadas, deixar de comentar sobre as Paraolimpíadas, jogos estes que o Brasil vem desenvolvendo em qualidade, quantidade de atletas e muito respeito entre os concorrentes.
Em Pequim 2008, o Brasil conquistou a melhor colocação de sua história, 9º lugar no quadro de medalhas geral e um total de 47 medalhas, sendo 16 de ouro, 14 de prata e 17 de bronze. Então, olho neles de 29 de agosto a 09 de setembro!
            Para o maior evento esportivo, este ano na Olimpíada de Londres, o Brasil já confirmou vaga em 30 modalidades das 39 possíveis, do atletismo ao vôlei.
Atualmente, já são 230 atletas e, com certeza, vem mais até o início dos jogos. Mas me atrevo a tentar refletir sobre as possíveis chances do Brasil, em algumas modalidades.
Infelizmente, em muitas modalidades o Brasil se encontra aquém das potências, principalmente pela falta de incentivo ao esporte de formação e até mesmo a profissionalização da grande maioria deles; com isso, perdemos em constância de jogos e, por consequência, em qualidade física, técnica e tática. Mas acredito naquilo que chamamos de espírito olímpico, o que inflama nossos atletas a passarem por algumas destas dificuldades e voltarem como heróis esportistas.
            Então, vamos a algumas considerações. Nos esportes individuais, encontramos como sempre o atletismo, como sempre com grandes chances de medalhas, olho em Maurren Higa Maggi e Fabiana de Almeida Murer. Não podemos deixar de apontar como um dos principais trunfos do Brasil nesta Olimpíada: a Natação. Com um grupo muito forte, experiente e renomado, o Brasil pode ter o melhor resultado de sua história neste esporte, seja individual ou no coletivo.
Vamos torcer muito por Cesar Cielo e companhia. Podemos ter muitas surpresas positivas com a Vela (historicamente de muita tradição para nosso país), no hipismo, na ginástica – que vem evoluindo a cada olimpíada, e também possui uma equipe muito rodada e com qualidade –, na canoagem e no Judô, esse ultimo também de grandes possibilidades para o nosso país, e olho principalmente nas meninas do judô!
            Nos esportes coletivos, enxergamos o Brasil como favorito em diversas modalidades, são elas: Futebol, tanto masculino e feminino; o Basquete masculino tem uma equipe que há muito tempo não a possuía para disputar uma competição como essa; Handebol feminino, não acredito em medalha – o que não é impossível, pois elas vem conseguindo resultados expressivos em torneios internacionais; e, por fim, o Voleibol, esse sim, com toda a torcida tanto para os de quadra quanto para os de praia, o Brasil vem com possibilidades de medalhas nas quatro frentes!
            Então é isso, Londres é aqui! Olimpíadas de 2012 é no CEIC!

Mapa do site:
Proposta pedagógica