A Educação Física como Promotora da Saúde e da Socialização dos Jovens.
sexta-feira, 26 de julho de 2013

Editorial Nº. 5 Ano: 13

Dentro de uma visão histórica, quanto ao papel da educação física na sociedade, verifica-se que suas tendências e concepções didático- pedagógicas foram afetadas por influência de diferentes áreas: a médica, a militar, a biopsicossocial e a esportiva.
                   No início, os programas de educação física procuravam colocar a busca de indivíduos fortes e enrijecidos, alicerçados na preocupação ortopédica, de caráter morfogênico e postural, como objetivo primeiro de suas atividades.
                   Na atualidade, onde a necessidade de realizar movimentos é suprimida pelos avanços tecnológicos, a sociedade vem cultivando hábitos de vida cada vez mais sedentários. Neste contexto a educação física tem um papel de levar informação e motivar os jovens com o objetivo de incentivar a prática regular da atividade física, seja no âmbito esportivo, do fitness ou de qualquer outra forma de movimento. Verifica-se aí a importância da atuação do professor motivando, explicando e orientando os seus discípulos, por meio de atividades que tornem a prática do movimento corporal um elemento essencial, como projeto de vida, para a manutenção da saúde.
                   Segundo Freire, “somente assim será possível a educação de indivíduos capazes de agir criticamente e de fazerem uso das informações que o processo educacional lhes oferece para transformar efetivamente a realidade em seu próprio benefício”.
                   Outro papel importante que a educação física escolar aborda atualmente é a socialização. Como consequência dos avanços tecnológicos, da insegurança e do modo de vida em que a sociedade atual está condicionada, há uma necessidade de atividades socializantes nas aulas de educação física que consigam envolver todo o grupo de forma a alcançar o mesmo objetivo, de forma cooperada.
                   Todos nos tornamos mais humanizados, através da interação com os outros e com ela adquirimos uma personalidade, aprendemos a nos adaptarmos em sociedade e como viver nossas vidas. As interações que influenciam o desenvolvimento destas capacidades nos permitem participar em sociedade são denominadas “socialização”.
                   Por fim, o esporte trabalhado como fator de união nas aulas de educação física tem sua função integradora e sua prática deve ser assegurada no meio escolar. Contudo, ao admitir que uma das principais metas da educação física é promover um estilo de vida ativo, procurando melhorar o nível de qualidade de vida de nossa população, é importante trabalharmos o esporte de maneira adequada.

Mapa do site:
Proposta pedagógica