E depois da copa?
segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Editorial Nº. 1 Ano: 2014

Na terceira semana de janeiro de 2014, uma polêmica surgiu envolvendo a estudante de Relações Internacionais Luiza Boechat. A jovem é capixaba, mas estuda no Rio de Janeiro e, inspirada pela ONG “Imagina na Copa”, resolveu trazer o projeto para a Grande Vitória. Preocupada com os turistas que passarão por aqui na época da Copa, a estudante já se antecipou em ajudar a informar ao usuário do transporte público os ônibus que passam pelos pontos e encomendou adesivos com a frase "Que ônibus passa aqui?", e saiu pela cidade colando nos pontos os adesivos. A ideia foi abraçada pelos usuários de ônibus que colaboram e acrescentam na lista as linhas que ainda não constam nos adesivos.

O ato de Luiza gerou reportagens na TV e como consequência, obteve uma reação da Prefeitura Municipal de Vitória que quase multou a bem intencionada estudante, e por pouco não foi enquadrada nas seguintes leis: Lei Federal - Nº 9.605 Quem pichar, sujar ou danificar edificação ou monumento urbano está sujeito a pena de três meses a um ano de prisão, além da multa. Se o ato for realizado em monumento ou patrimônio tombado, a pena é de seis meses a um ano de detenção, além da multa. Lei Municipal - Nº 5086/2000 Prevê apenas multa para quem risca, cola papéis, pinta ou escreve nos espaços. Quem desobedece à lei recebe multa de R$ 7.220,00 e ordem de limpeza total e pintura, se for necessário.

Diante do acontecido formou-se uma discussão: Luíza cometeu vandalismo ou um ato de cidadania?

Se verificarmos alguns pontos de ônibus pela cidade, vamos encontrar diversos papéis colados indicando eventos, serviços particulares, apartamentos e casas para alugar e propagandas diversas; e todos têm endereço certo, no mínimo o número de telefone. E aí? Alguém conhece um caso em que a Prefeitura tenha aplicado a lei? É claro que nestes casos, estão mesmo depredando o patrimônio público e onde está a reação do órgão competente?

Voltando à Luíza, pelo menos o bom senso reinou e a PMV entendeu que sua intenção foi a de melhorar a cidade e não aplicou a multa, mas os cartazes serão retirados dos pontos de ônibus.

O caso de Luíza é apenas um que apareceu na mídia, mas muitos outros jovens estão empenhados em melhorar o Brasil para a Copa. Um exemplo é o projeto de mobilização que foi idealizado por um grupo de jovens, que motivou e inspirou Luíza. O projeto pode ser encontrado no site http://imaginanacopa.com.br/, que é um espaço aberto para divulgação do que está sendo feito pelo país, das atitudes de pessoas que exercem sua cidadania e buscam um país melhor.

Existe muito para imaginar, para antes e pós-Copa, e nem precisa muito esforço de raciocínio: imagina o excesso de lixo, imagina a falta de banheiros químicos, imagina os aeroportos lotados e sem estrutura (com goteiras e com ar condicionado com defeito), imagina a violência nas ruas e nos estádios, imagina o transporte insuficiente para público chegar aos locais dos eventos... Imagina...

Imagina onde vai parar toda a renda gerada pelos turistas na Copa? Imagina alguma mudança real para nosso país por conta desse mega evento? Aposto que isso podemos imaginar.

E depois da Copa? Depois vem o real. Vem o trabalho de cada dia, a falta de renda para melhorar a saúde, a questão da segurança pública, a seca, as enchentes, as dívidas contraídas no cartão de crédito das despesas para ir assistir ao vivo e a cores os jogos.

E depois da Copa? O que será que vai restar? Imagina que pelo menos vai sobrar uma parcela de jovens que vão carregar uma bela lembrança de sonhos que um dia os fizeram se movimentar, seja em uma ação solitária como Luíza, seja na confecção de um site para incentivar o potencial de transformação que cada indivíduo possui, seja para descobrir que podem e devem exercer a cidadania.

Com certeza, seja como for, algo de bom vai sobrar; e apesar de muitos dissabores e poucos sabores, o que fica depois da Copa é o que sempre prevalece em nossos corações verde e amarelo, é o amor pelo Brasil.

Mapa do site:
Proposta pedagógica