COLEÇÃO DE UNIFORMES


De que lado você está?
quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Editorial Nº. 4 Ano: 2014

Ano interessante este de 2014. Não somente pela perda da Copa do Mundo no Brasil, mas também pelas inúmeras perdas de grandes personalidades mundialmente conhecidas (e ainda estamos em setembro).

Confesso que não fico muito iludido com o futebol; há muito tempo entrei num desencantamento com nossa “paixão nacional”. Nesse sentido, restou-me a Filosofia Existencialista para amparar-me na crise. A Europa viveu as duas Grandes Guerras, os E.U.A enfrentaram a Crise de 29 (A Grande Depressão). E qual é a grande crise do Brasil? As derrotas em Mundiais de Futebol.

Bem, já que estamos falando sobre crise, que tal entrar no assunto eleições? Muitos podem exclamar: “não gosto de política”. Bem, para iniciar o martírio, devo revelar que a política não é obrigatória. Assim como o futebol, ela é um reflexo da participação coletiva de nossa sociedade e, nesse sentido, já está inserida em sua vida, queira você participe ou não.

Bem, você deve posicionar suas concepções políticas para entrar no jogo do discurso e da retórica. De que lado você está? Direita ou Esquerda? O que é Direita?O que é Esquerda?

Basicamente esse dualismo na política iniciou-se no período da História conhecido como a Revolução Francesa, quando os adeptos do Ancien Régime posicionaram-se ao lado DIREITO da Monarquia, mostrando que gostariam que os direitos tradicionais fossem mantidos e conservados. Conservadores! Faziam parte do Baronato Feudal, além do Alto Clero.

Os que estavam à Esquerda do Monarca Absoluto eram contrários a esse regime de governo. Desejavam as mudanças no sistema político, com uma participação maior das camadas populares da sociedade (nem tão populares assim,já que essa camada esquerdista era, em sua grande maioria, burgueses – profissionais liberais, advogados e homens letrados que desejavam um governo de “ilustres”). Precisaria de um pouco mais de tempo (e caracteres) para falar sobre o que foi a revolução que mudou os rumos políticos de nossa contemporaneidade.

Até aqui, tudo bem. Mas, e dai? E no Brasil? Difícil definir o que é Direita ou Esquerda no Brasil. Há um emaranhado de partidos e coligações, acordos de apoio, promessas de ministérios, pastas de secretarias de todas as esferas da união, cargos comissionados e tudo mais que envolve o universo político brasileiro.

Às vezes não queremos participar da política pela desilusão: “são todos corruptos”. Porém, devemos lembrar de que os que estão nos cargos públicos são os nossos representantes, um reflexo de nossa sociedade.

           Convido cada um que leu este pequeno ensaio sobre política a pensar sobre sua participação na vida pública de nosso país; acredito que o saldo negativo seja muito maior do que 7x1. Ou você ainda está na esperança dos próximos 4 anos?



COMPARTILHE COM UM AMIGO
Se você gostou do conteúdo desta página e deseja compartilhá-la com outras pessoas,
preencha os campos abaixo.
Seu nome:
Seu e-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Mapa do site:
Institucional
Proposta pedagógica
Trabalhe conosco
Contato
Unidade Itapoã
Dentinho de Leite
CEICNEWS
Nossos Colunistas
Editorial
Galeria de Fotos
Nosso aluno, nosso orgulho
Prata da Casa
Ex-alunos
Cultural Tour
Unidade Itapoã
R. Jaime Duarte do Nascimento, 617, Itapoã - Vila Velha-ES, CEP: 29101-620
Telefone: (27) 3320-5900