Ouro da casa
quarta-feira, 18 de março de 2015

Editorial Nº. 2 Ano: 2015

Antes de mais nada, um esclarecimento. Este texto não está na seção errada (parece que deveria estar na seção prata da casa). Muito menos houve mudança de prata para ouro. É (ou pretende ser) mesmo um editorial.

Ao ensejo dos 30 anos do CEIC, faz-se oportuna uma merecida homenagem. Coube a mim (Julio Carlos) redigir este editorial. Para isso, o homenageado delegou-se essa responsabilidade.

Falamos do professor Affonso, figura conhecidíssima de todos. Sem querer estabelecer hierarquia de valor entre os profissionais que figuraram no Prata da Casa, tomo a liberdade de considerá-lo o Ouro da Casa.

É difícil falar de alguém. Que aspectos da dimensão humana destacar? Ainda mais quando se trata de uma pessoa da estatura profissional deste professor.

Vou procurar me ater, pois, a esse aspecto que, acredito, sobressai em sua vida. Não me sentiria seguro, nem acharia justo abordar características particulares da sua personalidade, hábitos, princípios, valores humanos e outros.

Sinto-me à vontade para declarar minha admiração pelo Educador Affonso. Estou credenciado não só pelos mais de 20 anos de convivência com ele no CEIC, mas pelo testemunho de uma legião de ex-alunos em cuja formação teve uma participação marcante.

Sei que sua dedicação ao magistério remonta à década de 60. Não se surpreendam! Affonso não envelheceu. Quem o conhece sabe. Foi lá no Colégio Marista que ele deu os primeiros passos. A partir daí foram anos e anos de trabalho (e que trabalho!). Do 5º ano do 1º grau ao Pré-vestibular. E vejam que falamos dos primeiros cursos em que não se podia falhar na preparação dos alunos para o ingresso na UFES e em outras instituições de ensino de ponta (até fora do estado).

Affonso Disciplinador (dizem que nos primeiros tempos ai de quem brincasse ou negligenciasse suas obrigações escolares...). Affonso Professor, que sempre soube simplificar os conteúdos difíceis: Matemática, Física, Química, Biologia. Ensinou “o caminho das pedras” a muitos. Com isso se orgulha dos engenheiros, advogados, juízes, militares, professores que tiveram a oportunidade de tê-lo como professor. Sua pratica, seu método de ensino, seu jeito de ser, resultaram na opção de muitos alunos a optarem pela carreira docente.

Parece que o Affonso que estou descrevendo ficou no passado. Quem não o conhece, venha vê-lo, no CEIC, Itapoã, ensinando Química e Física para os alunos do 3º ano. E com tempo, ainda, para tirar as dúvidas dos alunos do 9º e Ensino Médio nas aulas de Monitoria. Esta é a “praia” dele. Durante todos esses anos é na sala de aula, à frente de uma turma que ele se sente bem. E não perguntem a ele quando vai parar, pois nem ele saberia (nem quer) responder.

Registro, por fim, um grande mérito seu: ter associado seu nome e dedicado grande parte da sua vida profissional ao CEIC constituindo-se justamente, um dos seus pilares.

Affonso Carneiro Lisboa
Membro da Entidade Mantenedora do CEIC
Professor de Química/ Física da unidade Itapoã.

Mapa do site:
Proposta pedagógica