COLEÇÃO DE UNIFORMES


Dia do Professor!
terça-feira, 20 de outubro de 2015

Editorial Nº. 0 Ano: 2015

Li em um mural no colégio a propósito do Dia do Professor: “Feliz aquele que compartilha o que sabe e aprende o que ensina.” Acredito que essas palavras resumem a missão dos professores.

Compartilhar está muito em sintonia com a visão da atividade docente atualmente. Hoje, tem-se a consciência de que o professor não “detem” nem “transmite” o conhecimento, pois este está aí, cada vez mais acessível a todos. Nem é preciso mais pesquisá-lo só na biblioteca ou mesmo nas enciclopédias. Basta digitar nos vários meios de que se dispõe e a informação será encontrada. Isso não quer dizer que os livros estão superados e que não é mais necessário haver professores.

Cada vez mais, se torna claro que o professor deve ser mediador no acesso dos alunos ao saber. Seu papel deve ser desvendar um pouco a maravilha de descobrir coisas novas. E se ele conseguir encantar os alunos, despertando-lhes sempre a curiosidade pelas novas descobertas... Isso é compartilhar, fazer da aprendizagem uma relação de interatividade com os aprendizes.

Ensinar nessa perspectiva leva o docente a aprender também. Durante o processo,  será possível abrir caminhos para os alunos, perceber as suas necessidades e se surpreender com os progressos deles. Lembremo-nos de quanto é fértil a imaginação das crianças e dos adolescentes.

Felizes os professores que têm hoje essa percepção. Cada um de nós guarda na memória o exemplo dos professores que perpassaram-nos as vidas e que, em épocas de menos acesso às informações, nos fizeram mergulhar na magia do conhecimento. Muitas vezes valendo-se apenas da lousa e do giz.

Que possamos sempre nos lembrar deles. E que a atual geração de mestres encontre razão de ser em seu nobre ofício não deixando de lado as ferramentas tecnológicas que são uma realidade com que temos que conviver, mas que possam ajudar os alunos a serem seletivos com a enxurrada de informações com que deparam a todo momento.

Nosso carinho e gratidão a todos os professores que fizeram e fazem a diferença!


COMPARTILHE COM UM AMIGO
Se você gostou do conteúdo desta página e deseja compartilhá-la com outras pessoas,
preencha os campos abaixo.
Seu nome:
Seu e-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Mapa do site:
Institucional
Proposta pedagógica
Trabalhe conosco
Contato
Unidade Itapoã
Dentinho de Leite
CEICNEWS
Nossos Colunistas
Editorial
Galeria de Fotos
Nosso aluno, nosso orgulho
Prata da Casa
Ex-alunos
Cultural Tour
Unidade Itapoã
R. Jaime Duarte do Nascimento, 617, Itapoã - Vila Velha-ES, CEP: 29101-620
Telefone: (27) 3320-5900