Qual é a sua necessidade?
terça-feira, 28 de junho de 2016

Editorial Nº. 3 Ano: 2016

Do modo como foi formulada a pergunta, é possível que hesitemos um pouco para respondê-la. Isso porque todos nós temos necessidades (assim mesmo no plural). Depende da área a que se referem.

Necessidades físicas, afetivas, materiais, profissionais. Às vezes, elas são naturais, decorrentes da nossa condição humana, impostas pelas demandas da vida; outras, nós mesmos criamos, fruto da do desejo, da vaidade, das tendências e exigências da sociedade, do mundo em que vivemos... Podemos citar, por exemplo, o efeito que provoca nas pessoas a falta do celular, de acesso às redes sociais, de uma resposta imediata a uma mensagem no Whats App. E por aí vai... Quem tem carro, como fica sem ele?

Como lidar com elas? Cabe a cada um contorná-las, saciá-las, superá-las, ignorá-las, conforme sua natureza, suas condições, sua força pessoal. Mas, há pessoas que nascem com necessidades, sejam físicas, neurológicas, psíquicas que podem limitá-las, provocar sentimentos de inferioridade, de não pertença ao meio social, Elas precisam de apoio, de incentivo. Felizmente, se desenvolveu uma consciência na sociedade. Pequenas ações, atitudes, gestos de acolhimento, intervenções no espaço físico, legislação específica, tolerância podem facilitar sua inserção social, abrir-lhes caminhos, proporcionar meios de acesso a educação regular, ao trabalho, à subsistência. Tudo isso sem paternalismos. Afinal, essas pessoas podem ter limitações sim, entretanto não podem ser consideradas incapazes.

Na escola, registra-se, ultimamente, um número maior de alunos de todas as faixas etárias. portadores de necessidades especiais. Essa realidade fez com que se mudasse a ótica pedagógica do atendimento a esses alunos, impondo mudanças essenciais, nos planejamentos, a capacitação de professores, adequações nos espaços educacionais. A perspectiva é a da inclusão, garantida por lei.

No CEIC, não é diferente. Contamos em nosso corpo discente com alunos portadores de necessidades especiais. Eles merecem o nosso carinho, a atenção da equipe. Temos depoimentos dos seus responsáveis de que se sentem bem em nosso colégio. Somos surpreendidos muitas vezes por manifestações de carinho, demonstração de talentos e habilidades destes Na verdade, atendê-los é um aprendizado para todos nós. É um convívio prazeroso. Sem contar também o quanto eles despertam nos colegas sentimentos bons, gestos de acolhida, e solidariedade e os ensinam a entender que somos seres plurais.

Muito antes que essas demandas alcançassem a dimensão atual, o CEIC já teve entre seus alunos crianças e adolescentes que por aqui passaram e deixaram boas lembranças, histórias de superação e de vitórias na sua caminhada escolar chegando, inclusive ao curso superior.
Necessidades todos temos e sempre precisaremos de apoio quando elas surgirem.

Prof. Julio Carlos Cordeiro de Freitas
Mapa do site: