Sabendo usar não vai faltar
sexta-feira, 23 de setembro de 2016

Editorial Nº. Ano:

A escassez de água é associada por muitos à crise hídrica que tem afetado várias cidades do Brasil já há algum tempo.  Essa é uma relação direta que se estabelece: falta de chuvas, reservatórios em baixa, por conseqüência, torneiras secas em nossas casas. Vale a pena uma breve reflexão para se atentar a outras causas que têm ligação com a escassez.

A redução na quantidade de chuvas em muitas regiões é um fenômeno meteorológico no qual não se pode interferir. Sabe-se, por outro lado, que o homem tem sua parcela de responsabilidade, já que potencializou a poluição do meio ambiente e a atmosférica em um processo que teve início em tempos remotos.

Até chegar ao racionamento de água, pelo qual o povo capixaba está passando e que já vem sendo uma realidade em muitos outros locais, houve oportunidade de os governantes pensarem um pouco mais no futuro e investirem em obras de otimização da captação de água nos reservatórios em funcionamento, na construção de novos reservatórios, na preservação das fontes e dos rios, enfim em ações preventivas e exatamente quando havia abundância de água.

Entretanto, a responsabilidade sobre esse problema passa também pela população, seja a rural, seja a urbana. Usar de forma racional a água que se consome nas lavouras. Inserir nas casas, nos edifícios, nas diversas atividades econômicas ou de lazer um verbo muito necessário: reutilizar.

Temos conhecimento de muitas experiências de redução do consumo por meio de simples e criativas iniciativas de pessoas que tiveram que lidar com essa realidade.

A frase que dá titulo a este editorial é nossa velha conhecida e encerra um ensinamento sábio. Ela transfere para cada um de nós o compromisso permanente de evitar o desperdício.

Mapa do site:
Proposta pedagógica