Eu comunico ele comunica
sexta-feira, 13 de maio de 2011

Editorial Nº. 3 Ano: 2011

Segundo o Minidicionário da Língua Portuguesa Silveira Bueno, comunicação se define como: “informação, aviso, transmissão”.
Comunicação está em todo lugar. Para alguns, virou a palavra da moda. Tudo envolve comunicação.
Muito se fala em comunicação integrada, criativa, assessoria de comunicação... Mas será que, de fato, realmente nos comunicamos?
Para o escritor Juan E. Díaz Bordenave, tudo, exatamente tudo, se comunica. Os gestos, as cores, os objetos e até mesmo o silêncio comunica. E é por essa comunicação que nos são passados os padrões de vida e a cultura na qual estamos inseridos.
A comunicação acaba se tornando uma necessidade básica de todo indivíduo.
Por outro lado, há alguns escritores que dizem que não nos comunicamos, apenas tentamos nos comunicar. Para esses, a comunicação é um processo de transferência, em que ambas as partes devem receber a informação e não apenas uma.
Quando não há essa transferência no processo comunicacional, ela é falha, pois é necessário que haja reciprocidade. As redes de relacionamentos são exemplos de comunicações falhas e, apesar de toda a tecnologia envolvida, não há o chamado “calor humano”. Dessa forma, a pessoa pode ou não receber a mensagem que se quer passar.
E o que falar dos meios de comunicação? Estes têm seu papel importante na vida dos seres humanos. Sem eles, muitas informações não seriam possíveis de chegar até nós. Para muitas pessoas estes meios têm caráter ritualístico e até mesmo de companhia, como o rádio.
Há uma frase oriunda da Comunicação Social a qual diz que “comunicação não é aquilo que eu falo, mas sim o que o outro entende”. Portanto, um dos conceitos de comunicar é passar uma mensagem clara e objetiva a respeito de uma informação, acontecimento, desde que o outro consiga entender.
Enfim, o assunto é extenso e massante, mas podemos perceber que, em relação à comunicação e ao processo de comunicação, existem muitas teorias e teses diferentes, contudo há também os pontos comuns. Um deles é que todos nós, sem exceção, precisamos nos comunicar e tal ato é muito importante para a sociedade na qual se está inserido.
E para você, o que é comunicação?

Mapa do site:
Proposta pedagógica