Um futuro sedentário... Um futuro?
sexta-feira, 26 de maio de 2017

Editorial Nº. Ano:

Neste mês de maio, foi divulgada uma pesquisa do IBGE realizada entre 2014 e 2015. O assunto abordado foi à prática de esportes e os resultados além de decepcionantes, foram alarmantes.

Esta pesquisa mostrou que jovens e adultos com 15 anos ou mais de idade que não praticavam qualquer tipo de esporte ou atividade física eram 122,9 milhões de pessoas, o equivalente a 76% da população de 161,8 milhões de brasileiros nesta faixa etária.  Os dados preocupam visto que os motivos pelos quais as pessoas não praticam exercícios são a falta de tempo (adultos) e a falta de vontade (jovens).

Estas informações mostram certa incoerência com os eventos que ocorreram em nosso país, que foram os casos da Copa do Mundo de Futebol e das Olimpíadas, pois o período da pesquisa aconteceu entre um evento e outro, quando o esporte nunca esteve em tanta evidência.

Portanto, como proceder e avaliar esse novo panorama da população brasileira e não se preocupar com o futuro?

Os jovens estão cada vez mais envolvidos com as evoluções tecnológicas e menos com a saúde de seus próprios corpos. O ritmo é frenético, mas não com as atividades físicas. Os casos de obesidade, sobretudo a infantil só aumentam e não existe motivação para o caminho ser diferente e nem um vislumbre de que esse quadro possa se alterar em breve.

Ainda há tempo de viver mais e melhor! Mudemos, pois os adultos de hoje reclamam da falta de tempo, mas os adultos de amanhã não o terão.

Saiba mais:

Mapa do site: