Dia da Consciência Negra: respeito e igualdade.
sábado, 16 de dezembro de 2017

No dia 20 de novembro comemora-se o dia da consciência negra, e homenagem ao Zumbi dos Palmares. Zumbi lutou pela liberdade dos negros até a sua morte, data mencionada acima.

Em pleno século XXI essa luta ainda continua, de maneira diferente, claro, hoje não mais pela quebra das correntes que amarraram os negros, mas pela igualdade social.

Segundo o IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, mais da metade da população brasileira é negra, e mesmo assim, constatamos que ainda há no nosso país atitudes de racismo, preconceito e discriminação.

Quando será que vamos nos conscientizar de que fazemos parte da “raça humana”, e não da “raça branca” ou da “raça negra”? Quando vamos aprender a enxergar a verdadeira beleza do ser humano, ao invés da cor da pele? Quando vamos valorizar as conquistas morais sem nos referirmos a uma etnia específica? Quando vamos entender, que ninguém é superior a ninguém?

Temos que encarar que, infelizmente, a segregação existe, e sendo bem realistas, as condições de vida não são iguais para brancos e negros. E qual seria a solução? Não existe outra forma que não seja pela educação e pela inclusão social.

O dia da Consciência Negra nos remete a reflexões. Todos temos direito á dignidade e devemos respeitar uns aos outros, mas ainda há muito que se caminhar para que a igualdade seja alcançada, e esperamos que num futuro breve, sejamos todos irmãos de uma única etnia.

Mapa do site:
Proposta pedagógica