Teatro no Colégio

01/06/2018

Teatro no Colégio

Num bate-papo com nosso Professor João Vitor, descobrimos um pouco mais de como está sendo desenvolvido o Teatro em nosso Colégio e das expectativas para o ano letivo com o projeto.

João Vitor é graduando em Artes Cênicas e possui um currículo diversificado. Já atuou em filmes e propagandas, além de ter dirigido, atuado e roteirizado alguns espetáculos. Um deles está em curso, no Colégio CEIC.

Buscando dialogar com a vida ou imitá-la, o teatro tem muito a agregar a educação, sendo uma arte que propicia um ambiente lúdico e imaginativo. João Vitor, que também é nosso ex-aluno, confirma isso, acrescentando que a ideia é que as aulas possibilitem “uma nova linguagem de comunicação e aprendizado aos alunos”.

“No Teatro, eles podem ser e extravasar o que quiserem. Assim, toda a energia é canalizada para a cena, com o objetivo de trazer verdade para os que estão vivendo no palco”, conta João.

Inicialmente, às aulas estão sendo desenvolvidas com os alunos da 1ª e 2ª séries do Ensino Médio, onde eles praticam o Teatro Performático:

“Através do teatro performático, os alunos atuam em novas linguagens de obras literárias clássicas. O primeiro trabalho que vem sendo desenvolvido é a releitura de "O Auto da Barca do Inferno", de Gil Vicente”.

Porém, há novidades para o segundo semestre:

“O projeto de aulas performáticas atendem, inicialmente, o Ensino Médio. Mas o planejamento do próximo semestre visa, também, o Fundamental II”.

O espetáculo da primeira turma está agendado para o dia 21/06 (5ª feira), às 19h30, no Teatro Municipal de Vila Velha. A apresentação será destinada ao público do Colégio Ceic: pais, familiares, alunos e professores.