PROPOSTA PEDAGÓGICA
Desejamos aos nossos alunos um bom ano letivo. E convidamos os familiares, pais e responsáveis a continuar a parceria conosco. Acolhemos, com carinho, os novos alunos e agradecemos aos pais por confiarem em nossa proposta e na seriedade com que cuidamos deles. Por isso, renovamos o compromisso de desenvolver nossos esforços para que este seja mais um ano de sucesso.

NOSSO PROPÓSITO

Oferecer uma educação que visa ao desenvolvimento integral do educando e ao seu preparo para o exercício pleno da cidadania. Formar cidadãos críticos, conscientes de seus deveres e direitos e criativos. Atentos aos problemas e desafios do seu tempo e capacitados a encontrar soluções para superá-los.

FUNDAMENTOS DA PROPOSTA PEDAGÓGICA

O principal referencial de nossa proposta é a disciplina, com suporte para o desenvolvimento de hábitos de estudo, compromisso, cultivando o respeito a si e ao próximo e o cuidado em não extrapolar os limites que nos impõe nossa liberdade e a convivência democrática.

Contempla as novas necessidades pedagógicas do ensino e as tendências autênticas, demandadas pelo desenvolvimento social e humano e pelo progresso científico e tecnológico, por isso, se renova e se atualiza sempre que necessário. Além disso, perpassam a nossa proposta os valores institucionais de qualidade do ensino e desenvolvimento do aluno com segurança em todos os aspectos que esta envolve.

NOSSO PROFESSOR

Como agente que viabiliza nossa proposta pedagógica, nossa preocupação e compromisso se traduzem em:

• Mantê-los atentos e fieis à história e aos valores básicos da Instituição;
  • Orientá-los permanentemente a pautarem sua ação docente na ética e no profissionalismo;
  • Garantir-lhes o suporte necessário ao planejamento e à avaliação contínua do seu trabalho;
  • Proporcionar um planejamento semanal com a Supervisão Pedagógica;
  • Abrir espaço para que eles atualizem sempre sua prática e proponham soluções que visem ao aprimoramento do ensino.

METODOLOGIA E AVALIAÇÃO

A metodologia de ensino é desenvolvida conforme as especificidades de cada segmento, as características e necessidade individuais dos educandos e a natureza dos conteúdos. Oportuniza-se, desde a Educação Infantil, o processo de construção conceitual pelo aluno.

Nas aulas expositivas, utilização de recursos didáticos, atividades práticas, produção de trabalhos, atividades diferenciadas em grupo e outras, é que se constituem os meios de acesso dos alunos aos conteúdos, tendo com referência o material didático.

FINALIDADES DA AVALIAÇÃO

• Aferir a viabilidade da proposta pedagógica;
  • Acompanhar o desenvolvimento dos educandos e diagnosticar suas dificuldades;
  • Rever conteúdos e sua abordagem;
  • Garantir a dinâmica do processo de aprendizagem.

Na Educação Infantil, a avaliação se baseia na observação e no registro do desenvolvimento dos alunos nos aspectos cognitivo, afetivo, sensório-motor e social. Isso com base nas atividades desenvolvidas, conforme prevê a faixa etária de cada criança.

2016: ANO DE MUITAS NOVIDADES!

Melhorar, mudar o que é preciso. São desafios que se renovam a cada ano, frutos dos atendimentos aos pais e responsáveis que fazem suas críticas e propõem ideias e sugestões, da equipe e das demandas naturais que são acompanhadas durante todo o ano.

Então, confiram o que de novo o próximo ano letivo trará:

• Redimensionamento do espaço físico do Dentinho de Leite;
  • Entrada de novos elementos na equipe do Dentinho e do CEIC com o remanejamento e contratação de profissionais;
  • Dinamização das aulas de literatura desde o Fundamental I (mais livros para ler: três para cada trimestre);
  • Material do Ensino Médio atualizado, entrada de novos membros na equipe de professores e nova abordagem no atendimento aos alunos para um foco ainda maior no ENEM;
  • JEPP ainda mais dinâmico e com boas surpresas;
  • Mais ações para garantir uma transição ainda mais natural Infantil V/1º ano; 5º/6º ano; 9º/ 1º ano do Ensino Médio;
  • Regime trimestral com nova dinâmica nas provas desde o 1º ano do Ensino Fundamental.
Mapa do site:
Proposta pedagógica