Ensino Fundamental

O Ensino Fundamental I é a etapa da construção dos alicerces de aprendizagens que se darão ao longo de toda a vida. É a etapa de início e consolidação do processo de letramento na língua materna.

O Colégio CEIC equilibra a aproximação da aprendizagem sistematizada que caracteriza o Ensino Fundamental sem perder a riqueza de experiências através do lúdico. Nesse sentido, os alunos do 1º ano estudam no espaço do Dentinho de Leite, onde passaram os anos da Educação Infantil.

Nas séries iniciais, começam-se a construir os procedimentos e atitudes necessárias para a aprendizagem, tais como a organização do tempo, os registros formais, as rotinas de estudos.

Considerando que a educação não se limita somente à sala de aula, promovemos a  diversificação nessa rotina por meio de aulas no Laboratório de Ciências, na sala de multimídia, visitas pedagógicas, viagens, atividades físicas e esportivas,  e projetos educacionais que permitam a nossos alunos o desenvolvimento dos seus talentos e habilidades.

A transição para o Ensino Fundamental II é realizada de forma cuidadosa no Colégio CEIC. Nossos alunos têm a oportunidade de vivenciarem a rotina inerente a essa etapa.

Dessa forma, adquirem segurança para lidarem com o aprofundamento dos conteúdos.

O Colégio está atento a essa nova etapa e por isso, oferece atividades integradas às disciplinas que permitam explorar suas potencialidades, por meio de projetos pedagógicos que culminem em exposições que fazem a diferença, mostrando que nossos alunos são capazes de transformar a informação adquirida em conhecimento.

Utiliza-se em todo o Ensino Fundamental material didático que atende às exigências do MEC e às necessidades da educação nacional.

A partir do 9º ano, o enfoque pedagógico é direcionado para a preparação para o Ensino Médio, por meio do uso do material didático desse segmento de ensino e de um planejamento que segue as orientações do sistema pH de Ensino (RJ), com o qual nossa Instituição tem feito uma parceria de sucesso nos últimos anos.